👁A semana do Glaucoma acontece de 10 a 16 de março, e dia 26 de maio é o dia do combate ao Glaucoma, então esse o post é dedicado a esse assunto como forma de alertar meus seguidores sobre os riscos que a doença pode trazer para à visão.

🔹Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pelo aumento de pressão, danificando o nervo ótico, que liga o olho ao cérebro.

🔹Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), é a doença que mais causa cegueira irreversível no mundo, e um dos fatores que contribui para isso é que, na maioria dos casos, o Glaucoma se desenvolve de forma lenta, no decorrer de meses ou anos, sem demonstrar nenhum sintoma- 80% das pessoas que possuem a doença são assintomáticas.

👉🏻Sintomas:
Existem 2 sinais apresentados pela doença, a pressão intraocular acima da média e as alterações no nervo ótico, e ambos são diagnosticados apenas pelo oftalmologista.
O comprometimento da visão central só ocorre em fase avançada, quando o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular, a forma que o paciente enxerga é de fato como se estivesse dentro de um tubo, perdendo a percepção da visão periférica (arraste o dedo e veja as imagens acima).

👉🏻Fatores de Risco:

• Hereditariedade;
    -Diabetes;
    -Traumas oculares;
    -Idade superior a 35 anos.
    -Pessoas negras.

👉🏻Tratamento:
    Dependendo do diagnóstico e estágio da doença, o Glaucoma pode ser tratado apenas por colírios ou uma combinação de colírios com pílulas que funcionam como agentes de controle para a alta pressão ocular.
    Quando os medicamentos não alcançam os resultados desejados, ou têm efeitos colaterais intoleráveis, o oftalmologista pode indicar a cirurgia a laser ou convencional.

✅Mas, a melhor forma de combater o Glaucoma é evitá-lo. Então, manter uma rotina de exames com um médico oftalmologista, é essencial, principalmente se você se encaixa nos fatores de risco da doença.
    Para quaisquer dúvidas é só entrar em contato.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀