🌷No post dessa semana vamos falar sobre a saúde ocular feminina que difere da masculina por vários aspectos, como hormonais e biológicos, e é mais propensa ao surgimento de doenças oculares.

👱🏽‍♀ De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), duas a cada três pessoas cegas no mundo são mulheres e um do principais motivos é a mudança hormonal que o corpo feminino sofre ao decorrer da vida. Abaixo seguem alguns outros dados importantes:

> 45 milhões de cegos no mundo, 30 milhões são mulheres;
> A catarata atinge mais mulheres do que homens;

🧑🏽‍Durante a menopausa, por exemplo, ocorre a interrupção da produção de estrogênio, que pode levar ao surgimento da síndrome do olho seco e também, aumentar as chances de desenvolvimento da Catarata.

🤰🏽Outro período que precisa de muita atenção, é durante a gravidez. As mudanças metabólicas, dos níveis hormonais e de circulação, deixam os olhos mais vulneráveis podendo surgir sintomas como perda de nitidez e foco, aumento de grau, sensibilidade à luz, reações a lentes de contato e visão com halos ou flashes.

👁Mais um fator que devemos levar em consideração é que a expectativa de vida das mulheres é maior do que a dos homens, o que as leva a chegar em idades em que as doenças oculares são mais frequentes.

✅ Por fim, as mulheres devem dar uma atenção especial à saúde ocular independente da faixa etária. Adotar um estilo de vida saudável para evitar problemas mais graves na visão é fundamental, além de consultar o oftalmologista periodicamente, para avaliação e realização de exames preventivos.

👉🏻Prevenir nunca é demais! Cuide de sua saúde sempre! 👍🏻 Marque alguém que gostaria de ler esse post 😊