👉🏻Ultimamente, hidroxicloroquina é a palavra da vez!⁣

🔹Essa medicação está presente no mercado farmacêutico há mais de 60 anos, inicialmente era utilizada como forma de tratamento da malária, hoje é administrada com muito sucesso em doenças autoimunes, principalmente a artrite reumatoide. E mais atualmente, passou a ser relacionada com o tratamento da Covid-19.⁣

‼️Paramos por aqui para um esclarecimento: Esse post não é para expor minha opinião como profissional sobre o uso da hidroxicloroquina X Coronavírus, hoje estou aqui para orientá-los sobre a relação desse medicamentos com possíveis efeitos severos com a visão. Ok?!⁣

😊Seguimos…. O principal efeito colateral da hidroxicloroquina está sim ligada à visão, que é a toxicidade ao nível da retina do olho, considerado um sério dano oftalmológico por não ser tratável, e podendo levar à cegueira. Mas, esse risco ocorre apenas com o USO CONTÍNUO e a LONGO PRAZO (mais de 15 anos) da medicação.⁣

✅Então, a utilização, se indicada pelo médico, para o tramento da Covid-19, não irá te deixar cego! ⁣

👉🏻Mas, é altamente recomendado que, como qualquer outro medicamento, só faça uso da hidroxicloroquina quando for, de fato, prescrito por um profissional adequado, com as doses certas, para evitar qualquer tipo de complicação extra para a saúde. ⁣

💢E um ponto muito importante é que todo paciente em uso contínuo e prolongado de hidroxicloroquina necessita fazer o acompanhamento periódico com o oftalmologista para afastar possíveis danos à visão.