Como já falamos de outras doenças que causam cegueira, vou falar sobre Retinopatia Diabética, que é a danificação dos vasos sanguíneos dentro da retina, ocasionada pelo excesso de glicose no sangue. Caso o paciente não busque tratamento adequado, a visão pode ficar seriamente comprometida, levando à cegueira.

~A Retinopatia não costuma apresentar sintomas. No entanto, com a sua evolução, o paciente pode começar a enxergar pontos ou manchas escuras flutuando, ter visão embaçada, dificuldade em distinguir cores, visão noturna prejudicada, perda de visão central ou periférica.

~A melhor forma de prevenção dessa doença é manter os níveis de glicemia sob controle, e é o oftalmologista que faz o exame para analisar as alterações provocadas pelo diabetes.

~É aconselhável que todos os pacientes diabéticos façam esse exame pelo menos uma vez ao ano. Quanto mais cedo forem tratadas as alterações, maiores serão as chances de preservar a visão

~Na gravidez, em caso da mulher ser diabética, os cuidados com a visão devem ser redobrados, e é recomendável fazer uma consulta com o oftalmologista a cada 3 meses, no mínimo.

❓Ficou alguma dúvida? Deixe seu recado!👇🏻

👍🏻Esse post será útil para alguém que você conhece? Encaminhe o link!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.