👉🏻Conforme falei no post anterior, Abril é o mês de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. Hoje, vamos detalhar um pouco mais sobre a Catarata, que é a maior causa de cegueira reversível do mundo, responsável por 51% dos casos, uma média de 20 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)

🔺O que é Catarata❓
É uma doença ocular caraterizada pela perda parcial ou total de transparência do cristalino, que é uma lente natural localizada atrás da pupila com a função de proporcionar o foco da visão, portanto qualquer alteração na sua constituição afeta a visão nítida.

🔺Como enxerga alguém que tem a doença❓
Quem tem Catarata (nos casos mais simples) se sente como se estivesse com a visão nublada, olhando através de uma janela embaçada ou enevoada, o que dificulta muito tarefas simples, do dia a dia, como ler ou dirigir- Arraste o dedo e confira na imagem.

Em estágios mais avançados, a visão pode ser completamente comprometida, e a pessoa passa a enxergar apenas vultos.

🔺O que provoca ❓
Vários fatores podem provocar a doença, que pode ser congênita- surge no nascimento e durante o desenvolvimento da criança (de 6 meses a 1 ano), ou adquirida, que, na maioria dos casos, acontece devido ao envelhecimento do cristalino. Mas, também, pode se desenvolver em decorrência de outras doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e alta miopia.

🔺Quais os sintomas ❓
– Visão nebulosa
– Enxergar brilhos e halos
– Visão dupla em um dos olhos
– Dificuldade para ler, dirigir e andar
– Sensibilidade à luz
-Desbotamento ou amarelecimento das cores
-Dificuldade com a visão noturna

🔺Qual o tratamento❓
A cirurgia é o único método eficaz para tratar a perda de visão causada pela catarata, que tem como objetivo retirar a lente turva do olho e substituí-la por uma lente artificial que recupera a função perdida.
É uma cirurgia simples, rápida e feita sob anestesia local.
Em alguns casos, o uso óculos e lentes de contato podem ser um tratamento eficaz para as pessoas que optam por não fazer a cirurgia, mas isso será avaliado e recomendado pelo oftalmologista.

🔺Como se prevenir ❓
Várias estratégias podem ser úteis para ajudar na prevenção da doença, como:
• Exames oftalmológicos regulares
• Pare de fumar
• Reduzir o consumo de álcool
• Usar óculos de sol
• Gerenciar outros problemas de saúde, como glaucoma e diabetes
• Dieta saudável, rica em vitaminas, principalmente a C, e minerais.

Se precisar é só entrar em contato!