👉🏻Essa pergunta deve ser feita pelos pais logo nos primeiros meses de vida da criança, pois os problemas de visão não detectados rapidamente podem ter um enorme impacto no desenvolvimento infantil.

🔹É recomendado que a primeira consulta ocorra no primeiro ano de vida, onde será realizado um exame pelo oftalmologista de inspeção geral da visão do bebê, verificando existência de estrabismo e erros refracionais como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

🔹Já durante a infância, é importante ficar atento a algumas reações da criança que podem ser sinal de problemas na visão, como: apertar os olhos para enxergar, começar a ter dificuldade em reconhecer rostos à distância, aproximar-se ou afastar-se muito dos objetos para enxerga-los, falta de atenção na escola, dores de cabeça frequentes, coçar os olhos em excesso, sensibilidade à luz, secreção ocular, olhos vermelhos.

❓Mas meu filho está na idade pré-escolar e nunca apresentou queixas da visão, mesmo assim devo levá-lo ao oftalmologista❓

✅SIM! O Conselho Brasileiro de Oftalmologia afirma que 12% das crianças nos primeiros anos escolares precisam de óculos para correções, e que a maioria desconhece a necessidade do óculos por nunca terem ido a uma consulta com especialista.

🔹É importante ressaltar que mesmo que o teste do olhinho, realizado nos primeiros dias de vida da criança, não tenha revelado problemas inicialmente, as consultas de rotina ao oftalmologista são essenciais, já que o olho desenvolve-se até os 7 anos de idade.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.