👁Nesse post vou explicar mais sobre o ceratocone, uma doença ocular não inflamatória, que afeta a estrutura da córnea, uma camada fina e transparente que recobre toda a frente do globo ocular.

•Ao contrário de muitas doenças oftalmológicas, o ceratocone costuma surgir na infância, na adolescência ou no princípio da vida adulta, 2% da população mais jovem é afetada por esse problema, e é uma condição hereditária.

•O principal sintoma é a visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto. Alguns pacientes relatam visão dupla, fotofobia, halos em torno das luzes, percepção de várias imagens de um mesmo objeto e coceiras, que podem vir a desencadear a doença por estimular danos às córneas.

• As alternativas de tratamento para o ceratocone sempre são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias. Apesar de não oferecerem a cura, conseguem controlar bem os sintomas e restabelecer a visão.

✅Recado importante: quem analisa a severidade do ceratocone e indica o tratamento mais adequado é o oftalmologista. Em alguns casos, é necessário combinar algumas técnicas de tratamento. Em fases mais avançadas da doença, quando ela deixa de responder a outras terapias, a saída pode ser o transplante de córnea.

Por esse motivo que sempre afirmo, a prevenção é o melhor caminho, assim que os primeiros sinais surgirem, não deixe de procurar um especialista.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.