✳️ Vamos falar de alguns cuidados que devemos ter quando se trata da saúde ocular dos pequenos. Afinal, você sabe quando esse cuidado deve começar? Não? Então acompanhe aqui embaixo 👇🏻

🔸 Gravidez: inclui orientações sobre vacinas da mãe, que previnem doenças como #rubeola, que se contraída nesse período, pode afetar a visão do bebê; orientações sobre a #toxoplasmose, que também afeta a visão do bebê;

🔸 Parto: durante o parto vaginal, o bebê pode ter contato com secreções genitais da mãe e desenvolver um tipo de conjuntivite (OFTALMIA NEONATAL). Para evitar essa infecção, é aplicado gotas de nitrato de prata nos olhos dos bebês.

🔸 Na maternidade: é ainda na maternidade que deve ser feito o Teste do Olhinho, exame simples, rápido e indolor mas que pode detectar alterações oculares como: suspeita de #cataratacongenita , #glaucomacongenito e #retinoblastoma ( tipo de câncer que aparece na retina). Em qualquer suspeita, o encaminhamento para o oftalmologista deve ser feito o mais rápido possível.

🔸 Infância: a criança deverá ser examinada nos primeiros anos de vida, além do teste do olhinho ( a cada 12 meses até os 2 anos). E depois, a cada 1 ou 2 anos até completar 7 anos. Essa avaliação frequente detecta se a criança apresenta #miopia, #hipermetropia , #astigmatismo , #ambliopia e/ou #estrabismo .

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.